A Visabeira está a trabalhar a bom ritmo na remodelação da Linha de Alta Tensão Porto Alto-Palmela 2, a 150 KV, mais uma empreitada adjudicada pela REN.
Ao longo da linha com cerca de 37 quilómetros estão a ser intervencionados 100 postes metálicos, com intervenção inédita até agora em Portugal. Referimo-nos à substituição das cabeças dos postes, ou seja a parte superior do poste metálico. Cada “cabeça” tem um peso de aproximadamente 3 toneladas.
Outra das particularidades desta intervenção prende-se com a necessidade de construção de fundações especiais, já que muitas delas são realizadas com recurso a estacaria até uma profundidade de 45 metros, por questões de rigidez dos solos que não permite as “sapatas” habitualmente construídas.
Esta empreitada visa a substituição de 34 postes, num total aproximado de 275 toneladas de ferro, substituição de um total de 66 cabeças (179 toneladas de ferro), substituição integral dos cabos, num total aproximado de 183 quilómetros de cabos condutores e de guarda e, ainda, a substituição integral da totalidade dos acessórios.
A linha foi desligada no passado dia 3 de setembro, prevendo-se a sua ligação no final do corrente mês. Estão no terreno cerca de 50 técnicos da Visabeira de diversas especialidades.
Entretanto, foi concluída a intervenção da Visabeira na empreitada de remodelação da Linha Riba de Ave–Recarei, a 400kV. A cargo da empresa esteve a assemblagem de 3 postes, o levantamento de 6 postes novos, bem como a instalação de 14 módulos prismáticos.