×

Visacasa remodelou sistema de climatização no Palácio de São Bento

Visacasa no Palácio de S. Bento Técnicos da Visacasa no exterior do Palácio de S. Bento Remoção do equipamento antigo Técnico instala equipamento exterior Teto de um dos salões durante a intervenção Pormenor do salão com os trabalhos concluídos Teto de uma das salas em obra Uma das salas após a intervenção

A Visacasa procedeu à remodelação do sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), no Palácio de São Bento, em Lisboa, nomeadamente, em oito salas onde estão instaladas as direções de dois grupos parlamentares da Assembleia da República.

A intervenção que foi realizada no período de férias do parlamento, entre 27 de julho em 9 de setembro, teve como principal objetivo estabelecer e manter condições de conforto nas salas, tendo existido uma especial atenção à difusão do ar, dado que a volumetria dos espaços, com pés direitos na ordem dos cinco metros e meio de altura, dificulta a recirculação do ar tratado.

Em termos concretos, os profissionais da Visacasa substituíram o sistema existente com base em “splits” individuais em cada sala, procedendo à retirada das unidades exteriores que estavam localizadas na fachada do edifício, com impacto visual negativo.

Esta empreitada consistiu na remoção de todo o equipamento indicado que foi substituído por apenas uma unidade exterior do tipo VRF (Volume de Refrigerante Variável) que faz a distribuição da ventilação por todas as salas através de condutas, ocultas por teto falso.

A arquitetura do Palácio de São Bento apresentou algumas dificuldades acrescidas à passagem das infraestruturas necessárias para a empreitada, fruto das robustas paredes, algumas com um metro e vinte centímetros de espessura. 

Para além dos trabalhos de AVAC, houve necessidade de trabalhos de construção civil, nomeadamente a abertura de espaços nas paredes e tetos, incluindo telhado, para a passagem de toda a tubagem, construção de teto falso e pinturas.

O Palácio de São Bento é um edifício de estilo neoclássico situado em Lisboa, sendo a sede do Parlamento de Portugal desde 1834. Foi construído em finais do século XVI (1598) como mosteiro beneditino (Mosteiro de S. Bento da Saúde) por traça de Baltazar Álvares, apresentando feição maneirista e barroca. A reconstrução que deu a atual imagem do edifício foi da responsabilidade do arquiteto Miguel Ventura Terra (1866-1919), numa campanha de obras que se iniciou após o incêndio de 1895 e teve corolário na inauguração do atual palácio em 1903.

Depois da implantação do regime liberal em 1834, após a Guerra Civil portuguesa, tornou-se sede das Cortes Gerais da Nação, passando a ser conhecido por Palácio das Cortes (1834-1911). Também foi designado por Palácio do Congresso (1911-1933) e Palácio da Assembleia Nacional (1933-1974).

Em meados do século XX passou a utilizar-se, geralmente, a designação de Palácio de S. Bento, em memória do antigo convento. Essa denominação manteve-se, depois de 1976, quando passou a ser a sede da Assembleia da República.

 

More News