Aquele que é, há muito, considerado como o “maior evento social” anual que se realiza na Região Centro do país, voltou uma vez mais a registar enorme sucesso com a presença de um milhar de pessoas.
A 22ª festa OMA – Os Melhores Anos, cuja primeira edição remonta ao ano de 1983, juntou, como é tradição, a música à gastronomia, em que, uma vez mais, a moda também se associou com um glamoroso desfile assinado por Fátima Lopes. Com 70 entradas na passerelle dos OMA, a mais internacional dos criadores portugueses esteve em Viseu poucas horas após a apoteótica apresentação da coleção 2018/2019 na “Paris Fashion Week”, onde a madeirense já assinou 40 presenças em quase 20 anos de participação.
O programa OMA - Os Melhores Anos destes 25 anos de festa reservou para antes do desfile a primeira surpresa da longa noite. Em grande destaque a abrilhantar o jantar, como sempre, pleno de iguarias, esteve um piano, gentilmente cedido pelo Casino do Estoril, com a grande particularidade de tocar sozinho. Ao som do piano os convidados vibraram com êxitos de todos os tempos, numa “atuação” inédita sem qualquer pianista ao comando do instrumento musical.
Mas, a noite viveu de outros grandes momentos, como foi a atuação surpresa de um grupo de sevilhanas que encheu a pista OMA - Os Melhores Anos com toda a alegria e sensualidade da dança.
Convidado de destaque, António Zambujo atuou ao longo de 50 minutos onde fez ouvir alguns dos temas conhecidos do público, nomeadamente o “hit” de sucesso “Pica do Sete”.
Musicalmente, a longa noite, que começou às vinte horas de sábado e foi encerrada às cinco da madrugada de domingo, contou com as arrebatadoras atuações da “Orquestra Smooth” e “Remember Revival Band” que fizeram pequena a generosa pista de dança do Expocenter com centenas de convivas a “saltar” das cadeiras para um pé de dança.
A presença dos “Mimo’s Band” na receção dos participantes e com atuações ao longo da festa em momentos de interatividade com o público, e a atuação do Dj Rui Pregal da Cunha (ex-vocalista da banda portuguesa Heróis do Mar), completaram um cartaz que atraiu cerca de mil pessoas.
Na tenda, o designado Palco 1927, espaço que contou ao longo da noite com centenas de participantes que alternaram com a presença no grande salão, atuaram as bandas “MaréJazz” e “Expresso Cool”.
Com três “ilhas” de buffet repletas de entradas, pratos de peixe e carne, bem como sobremesas e outras iguarias ao longo de toda a noite e bar aberto durante toda a festa, fizeram com que a 22ª festa Os Melhores Anos, redundasse em mais um enorme sucesso, opinião partilhada por todos.
Figuras nacionais na festa
O jantar OMA – Os Melhores Anos, há muito que deixou de ser uma festa de cariz local ou regional. Efetivamente, entre os participantes e convidados estão rostos bem conhecidos de diversos setores nacionais, desde a política às finanças, passando pela cultura, artes, televisão, entre muitos outros.
Os atuais governantes Maria Manuel Leitão Marques (ministra da Presidência e da Modernização Administrativa), Rosa Monteiro (secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade) e João Paulo Rebelo (secretário de Estado da Juventude e do Desporto) e os antigos ministros Jorge Coelho, Marques Mendes e António Correia de Campos, não faltaram à festa. Os Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule e Embaixador de Portugal na Rússia, Mário Godinho, também participaram na festa.
Os atuais deputados Edite Estrela, Lúcia Silva, Hélder Amaral, Pedro Alves, Inês Domingos, António Leitão Amaro, José Cesário, o eurodeputado Fernando Ruas e o antigo deputado José Junqueiro, foram igualmente presenças notadas.
Entre os convidados também sobressaíram Pedro Machado (presidente do Turismo do Centro), o presidente da CIM - Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, os presidentes de Câmara de Viseu, Almeida Henriques; de Aveiro, José Ribau Esteves, da Figueira da Foz, João Ataíde; de Castro Daire, Paulo Almeida; de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho e de Vila Nova de Paiva, José Morgado, entre outros.
A banca esteve representada por Carlos Tavares (presidente da Caixa Económica Montepio Geral); António Tomaz Correia (presidente do conselho de administração da Associação Mutualista Montepio); Teixeira dos Santos (presidente da comissão executiva do Banco Eurobic e João Nuno Palma (vice-presidente da comissão executiva do Millennium BCP), entre outros administradores e diretores bancários.
Em destaque esteve, Fernando Mendes, apresentador de “O Preço Certo” e consagrado humorista, muito solícito a conversar com os inúmeros admiradores e a posar para a fotografia e para as célebres “selfies”, uma constante ao longo de toda a noite.
Mas, também os jornalistas Mário Augusto, Paulo Salvador e Ramon Font, o empresário Manuel Serrão, o administrador da Cofina Luís Santana, entre muitos outros empresários e o ex-campeão olímpico Carlos Lopes participaram na OMA - Os Melhores Anos.
O Grupo Visabeira, que organiza a festa em articulação com o viseense Eduardo Pinto, mentor há 25 anos deste evento e que conta com a colaboração do Município de Viseu, esteve representado pelo seu presidente do conselho de administração Fernando Nunes, pelo presidente executivo, Nuno Marques e pela administradora Alexandra Lopes, para além de administradores e diretores de inúmeras empresas da holding.
Veja o video da festa, aqui.
Veja a reportagem da CMTV, aqui.
Veja a reportagem do portal Viseu Now, aqui.