A Bolsa de Turismo de Lisboa foi palco para o Jornal Expresso apresentar a sexta edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT), iniciativa que o semanário promove em parceria com o Banco BPI.
Jorge Costa, vice-presidente da Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços foi convidado da sessão de apresentação onde estiverem em destaque os casos de sucesso de projetos vencedores da edição de 2023 do PNT, como foi o caso do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel que ganhou na categoria de Turismo Autêntico.
O Prémio Nacional de Turismo que conta com o patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, o apoio institucional do Turismo de Portugal e com o apoio técnico da Deloitte.
Entretanto, ainda no âmbito da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o Turismo de Portugal atribuiu o selo “Sustainability Committed” às empresas que aderiram ao Programa Empresas Turismo 360° e distinguiu, com o selo “Sustainability Engaged”, aquelas que reportaram o seu desempenho ESG sigla que significa práticas ambientais, sociais e de governance das empresas na ferramenta FOREST.
O Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, abordou a importância do reporte da sustentabilidade pelas empresas do setor, bem como os desafios e as oportunidades que estão associados à transição ESG.
A Montebelo Hotels & Resorts, uma das empresas distinguidas neste com o selo “Sustainability Engaged”, e que está desde início com sucesso neste projeto, foi convidada a reportar a sua experiência, servindo, ao mesmo tempo, de inspiração para o setor. Coube a Jorge Costa a apresentação da evolução e impacto deste programa na empresa.