A Vista Alegre Brasil junta mais um restaurante de prestígio ao seu vasto portefólio na cosmopolita São Paulo, cidade com mais de 12 milhões de habitantes.
Com efeito, o chef francês Erick Jacquin, que em dezembro de 2019 abriu o restaurante Président, num dos bairros paulistas mais luxuosos, optou pelas louças Vista Alegre, as quais têm contribuído para o sucesso da sua aposta, apesar dos momentos marcados pela pandemia.
A notícia surge agora porque há pouco tempo, com a mudança do menu do Président, o chef Erick fez questão de mudar também todo o “portefólio” de tableware, tendo a escolha recaído na Vista Alegre. Como admirador confesso da louça da marca portuguesa, Erick Jacquin fez questão que os produtos Vista Alegre fossem introduzidos na palamenta do restaurante, tendo escolhido as linhas "Perla", "Utopia", "Chef's Collection", "Infinita", "Mineral" e "Natura", entre outras.
De referir que a apresentação da nova carta do restaurante teve um menu de degustação com a totalidade dos produtos da Vista Alegre, registando-se a presença de Carlos Costa, diretor-geral da Vista Alegre Brasil e Sérgio Malacriz, diretor comercial da empresa.
A notoriedade do currículo de Erick Jacquin fala por si. Vive no Brasil desde 1994, tendo sido já reconhecido pela revista Forbes como uma das 25 personalidades mais importantes do país irmão. É membro do júri do MasterChef Brasil e apresentador do programa Pesadelo na Cozinha (TV Band).
O Président introduz um novo conceito – uma cozinha aberta para o salão, permitindo o acompanhamento da preparação das refeições por parte dos clientes. Tal como afirma o cozinheiro “os clientes podem conversar comigo na bancada enquanto eu preparo os pratos. É como se estivem na cozinha da minha casa. Eles vão estar bem perto de mim. Eu nunca vi um restaurante assim, mas sempre quis esse formato. E na parte de cima vai ter o Clube dos Ministros para eventos sociais e corporativos. Nesse espaço também quero fazer cursos de culinária”, afirma Érick Jacquin.
Além disso, Érick Jacquin, que é apaixonado por obras de arte, fez questão de reservar espaços no restaurante que vão receber trabalhos de artistas. Na entrada principal, por exemplo, três quadros gigantes do artista visual Flávio Rossi trazem capturas de imagens mesclando um pouco a França com o Brasil e mostram uma parte da história do chef. As imagens também ilustram as capas do cardápio da casa.
A Vista Alegre desafiou o chef Érick a desenhar um prato para integrar a coleção "Chef's Collection".