O Museu Vista Alegre, em Ílhavo, está a promover um ciclo de conversas subordinado ao tema “Há Música na Vista Alegre”, onde o património musical da empresa é o centro das atenções.
A iniciativa que une faz a ponte entre o Museu e o pólo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança convida algumas personalidades da área para abordar a temática, convidando o público a participar e a conhecer um património importante da Vista Alegre.
A Banda Filarmónica, o Orfeão e o Jazz Vista Alegre serão alguns dos temas de conversa, ficando os participantes a conhecer uma vertente que se mistura com a vertente cultural da empresa.
A primeira sessão decorreu em janeiro com a participação dos professores Maria do Rosário Pestana e Pedro Rocha que apresentaram o projeto de investigação científica “Nossa música, nosso mundo: associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018).
A próxima conversa está agendada para o dia 24 de março.
Férias de Carnaval
Aproveitando a pausa escolar com as férias de Carnaval, o Museu Vista Alegre promoveu entre 10 e 18 de fevereiro atividades de lazer e cultura para os visitantes.
A pensar nas famílias e nos jovens realizaram-se oficinas de pintura e olaria e também a oficina “Pernas para que vos quero” de colagem sobre papel, com a orientação da ilustradora Sara Bandarra.
Integrado no programa paralelo da exposição temporária “O Fascínio da Matéria” realizou-se uma demonstração de olaria, onde os visitantes tiveram oportunidade de ver ao vivo a produção de uma escultura Vista Alegre.