O Zambeze restaurante & rooftop bar, inaugurado em 2012 em Lisboa, resultante de uma sociedade entre o Grupo Visabeira, o INATUR – Instituto Nacional de Turismo de Moçambique, e uma sociedade da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique e dos Aeroportos de Moçambique, foi cenário da apresentação do livro “O Fim da Luta de Libertação Nacional em Moçambique: Operação Omar”, da autoria do General Atanásio Mtumuke.
O lançamento contou com a presença dos mais altos dignatários dos dois países, com destaque para o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e para o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. Luís Montenegro, Primeiro-ministro de Portugal, ministros moçambicanos, Fernando Nunes, presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Grupo Visabeira e Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, foram alguns dos muitos convidados que estiveram presentes na apresentação da obra.
Coube a Fernando Daniel Nunes, na qualidade de presidente do Conselho de Administração da Visabeira Moçambique e de administrador do Grupo Visabeira, a abertura da sessão com algumas palavras de saudação a todos os convidados. O gestor apresentou o percurso de sucesso do grupo, que em maio assinalou 44 anos, salientando que o Grupo Visabeira tem atividade empresarial em 18 países e está presente com produtos e serviços em 134 nações. Fernando Daniel Nunes evidenciou, ainda, a ligação empresarial e afetiva do Grupo Visabeira a Moçambique encetada no final dos anos 80 do século passado.
De destacar, ainda, a presença do futebolista moçambicano Geny Catamo, atleta do Sporting Clube de Portugal que, acompanhado pelo presidente do clube, Frederico Varandas, correspondendo ao convite endereçado por Fernando Nunes, para participarem na cerimónia tendo oportunidade para privar com o Presidente da República de Moçambique.