O Grupo Vista Alegre apresentou um resultado líquido de 1,9 milhões de euros no período entre janeiro e setembro de 2017, o que representa uma subida de 227% face a igual período de 2016.
Continuando a recuperar do ponto de vista financeiro, a empresa, que desde 2009 integra o Grupo Visabeira, atingiu, nos primeiros 9 meses do corrente ano, vendas no valor de 60,9 milhões de euros, uma subida de 14%, comparando com o período homólogo anterior.
No final do terceiro trimestre de 2017, a Vista Alegre apresenta uma notável performance, que se refletiu num EBITDA de 9,3 milhões de euros e um resultado líquido de 1,9 milhões de euros, reforçando a tendência positiva de crescimento registada em 2016. O destaque vai para o mercado externo que continua a ser o grande impulsionador das vendas, atingindo os 41,5 milhões de euros, o que representa, atualmente, 68% do volume de negócios da Vista Alegre. Destaque para o crescimento do negócio em novos mercados, nomeadamente na Europa e Ásia.
O valor das vendas do mercado interno também tem demonstrado uma enorme vitalidade e dinamismo, verificando-se um crescimento de 11% em relação ao período homólogo, atingindo os 19,5 milhões de euros. Este comportamento deve-se à boa dinâmica das lojas próprias, resultante da consolidação de estratégia da Vista Alegre em Portugal, relativo a este canal de vendas.
No canal horeca, até setembro, o mercado externo cresceu 24% fruto de uma estratégia de globalização da distribuição e aposta no segmento premium. Hoje, já é muito frequente ver em restaurantes e hotéis de topo mundial produtos da Vista Alegre, que pretende consolidar a sua posição como um fornecedor de referência naquela área de negócio.
Os resultados positivos que se verificam na empresa ficam a dever-se, também, a outros fatores como a contínua modernização e melhoria na eficiência na produção, na forte aposta na área do design, que tem valido a obtenção de dezenas de prémios internacionais, e numa estratégia consolidada de internacionalização com abertura e conquista de novos mercados.
A Vista Alegre, que tem nos seus recursos humanos uma das mais-valias, continua, por tudo isto, numa posição cimeira a nível mundial na indústria da porcelana, do vidro e do cristal.
Conheça o relatório de resultados enviado à CMVM