O júri dos "German Design Awards", a prestigiada competição internacional que distingue a excelência do design mundial, voltou a reconhecer o trabalho desenvolvido pela centenária Vista Alegre. A inovadora coleção de iluminação "E2H", criada pelo visionário designer britânico Ross Lovegrove, a coleção de “art crystal & glass” "Única", e a linha de hotelware "Saturn" conquistaram uma das mais importantes distinções internacionais de design, o selo "German Design Award 2019 Winner", atribuído pelo Conselho Alemão do Design.
Outras cinco coleções foram também reconhecidas com a distinção de "German Design Award 2019 Special Mention" [Menção Honrosa]. São elas o serviço de mesa "Gold Exotic", o candeeiro "Hemisfério", uma criação assinada pelo designer espanhol Pablo Andújar, a coleção de pratos decorativos "2i", que nasce da parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrate – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância; a coleção de três jarras "Mariinsky", concebida pela designer Katya Bosky, no âmbito do Programa de Residências Artísticas ID Pool da Vista Alegre, e a coleção bar em cristal "Blue Ming", da autoria do multipremiado criador holandês, Marcel Wanders.
Este é o quarto ano consecutivo em que a Vista Alegre vê reconhecida a qualidade e inovação do design das suas peças distinguidas no âmbito dos German Design Awards. Nuno Barra, administrador da Vista Alegre, refere: “Este é mais um importante reconhecimento internacional da aposta contínua da Vista Alegre no design, através do lançamento de peças únicas que nascem do seu gabinete de design interno, e de parcerias com designers e artistas, consagrados e emergentes, de todo o mundo. Ao todo, desde 2014, a Vista Alegre recebeu 63 prémios e distinções internacionais de design, posicionando-se na vanguarda da inovação e da excelência do design. Em 2018 assinala-se a entrada da marca no segmento de iluminação em porcelana e cristal”, refere.
A parceria entre o visionário designer britânico Ross Lovegrove e a Vista Alegre foi, aliás, uma das grandes vencedoras da edição de 2019 dos German Design Awards 2019, com os três dos candeeiros da linha "E2H - Earth to Humanity", a serem premiados pelo Conselho Alemão do Design. Produzidos em porcelana biscuit - "HRYB", "Nervi" (em homenagem ao arquiteto Pier Luigi Nervi) e "Urqino" -, estas peças distinguem-se pelo seu design orgânico. Verdadeiras esculturas contemporâneas, estes candeeiros revelam uma explosão tridimensional de translucências ao serem iluminados pelos engenhosos LED desenvolvidos em exclusivo para a Vista Alegre.
A coleção "Única", composta pelas peças "Portal", "Caneleto" e "Trilogy", surpreendeu o júri do Conselho Alemão de Design com criações cristal integralmente sopradas, esculpidas e lapidadas manualmente pelos mais experientes artesãos da arte vidreira da Vista Alegre, em colaboração cúmplice com os designers internos da marca. Da junção entre o design contemporâneo e a experiência secular da arte vidreira nasceram peças verdadeiramente únicas, devido à ausência de qualquer molde durante todo o processo produtivo.