A Vista Alegre passou a ter uma loja em Dili – Timor Leste, numa parceria com a empresa Mina Morin dos empresários portugueses Raquel Costa e Fernando Figueiredo, um casal radicado naquele país há alguns anos.
A loja com 52 m² localiza-se junto ao supermercado português Pateo, num local de passagem obrigatória do trânsito que circula no sentido leste-oeste da capital timorense.
Ao longo de vários meses as peças Vista Alegre, a que se juntam algumas coleções da Bordallo Pinheiro, estiveram à venda num “corner” do Hotel Timor, espaço que se mantém como complemento da nova loja. Contudo, a vontade dos empresários apontou sempre no sentido de possuírem uma loja própria e autónoma, algo que agora, fruto de um investimento próprio de 120 mil euros se concretizou.
Com uma decoração igual à rede de lojas próprias da Vista Alegre, o espaço timorense passou a ser um “embaixador” da marca naquele país lusófono, tendo as vendas nas primeiras semanas após a inauguração deixado boas perspetivas quanto ao futuro.
Refira-se, por exemplo, que alguns ministérios timorenses já manifestaram interesse em efetuar encomendas de peças personalizadas para ofertas oficiais.
A inauguração oficial da loja decorreu no dia 6 de março contando com a presença de inúmeros convidados. Destaque, desde logo, para o ministro e ex-Nobel da Paz, José Ramos- Horta, do Embaixador de Portugal em Timor-leste, José Pedro Vieira, representantes da AICEP, da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste e dos órgãos de comunicação social portugueses e timorenses, entre outros.
No decurso das intervenções, José Ramos-Horta salientou a qualidade da marca Vista Alegre e mostrou-se congratulado por Timor-Leste dispor, a partir de agora, de um produto internacional de grande notoriedade.
Por seu turno, o Embaixador português manifestou o agrado por Portugal se representar desta forma inovadora e de prestígio num mercado tão necessitado desta diferenciação.