O cuidado alimentar é muito importante para manter a saúde dos atletas mais jovens mas, também, para potenciar e melhorar o seu desempenho atlético. Enquanto que esse cuidado nos adultos significa manter o aporto nutricional para garantir os nutrientes necessários para se manterem nutridos, no caso das crianças e jovens temos que garantir que há fornecimento de nutrientes ,que permitam o crescimento e o desenvolvimento.
Para que tenham todos os nutrientes necessários durante a prática desportiva, as crianças necessitam de doses extra de energia que chegam através de uma alimentação correta e adequada.
Quem pensa que pode obter bom resultado ao realizar exercício sem se preocupar com a alimentação, ou até mesmo ficar em jejum antes de um treino engana-se.
Uma boa dieta faz toda a diferença para melhorar a nossa predisposição para o treino pois, se comermos de forma correta, podemos perder gordura extra, ou seja na recuperação do corpo depois de muito exercício.
Quando treinamos sem comer, podemos até perder peso, mas os quilos perdidos não são da gordura, mas sim de músculo, o que não deve acontecer. Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade e, como os músculos e os órgãos vão precisar de uma fonte de energia, o corpo retira essa energia do músculo. Portanto, é recomendado que se faça um lanche leve para não se sentir demasiado enfartado ou mesmo enjoado.
Antes do treino, o ideal é escolher alimentos com baixo índice glicémico, como pães integrais, aveia, cereais integrais ou frutas. Estes alimentos têm digestão mais lenta portanto, o açúcar será libertado aos poucos no organismo, mantendo a energia constante.
Depois do treino, o alimento ideal para recuperar a massa muscular perdida durante o exercício é a proteína. Com isso, é possível prevenir lesões e melhorar o rendimento no treino seguinte.
Alimentos ricos em proteína: peito de peru, queijo, iogurte, leite, carnes magras e soja, desempenham muito bem essa função, de preferência até uma hora após o treino para que o corpo recupere o que foi usado durante o mesmo.
As gorduras devem ser consumidas moderadamente. A fruta é rica em vitaminas e deve ser consumida pelo menos 2 vezes por dia. Outro fator fundamental é a hidratação que nunca pode ser esquecida. As crianças produzem mais calor por unidade de peso corporal, quando comparadas com o adulto, durante a atividade física. Com uma hidratação incorreta pode haver desidratação e comprometimento da performance do jovem atleta.