António Jorge Costa, administrador do Grupo Visabeira e presidente executivo da Visabeira Moçambique, foi distinguido como “Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique”.
Trata-se de uma das principais Ordens Honoríficas do Estado português, atribuída pelo Presidente da República, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem, e que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.
A atribuição ocorreu por ocasião das comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, tendo sido imposta a António Jorge Costa em julho, aquando a visita oficial do primeiro-ministro António Costa a Moçambique.
Para o Grupo Visabeira, constituiu um motivo de grande regozijo ver um dos seus mais distintos quadros ser galardoado com esta atribuição, tendo o momento sido partilhado por Fernando Nunes, presidente do Grupo, que se encontrava em Maputo.
De referir que cada Ordem Honorífica tem seis graus, em ordem decrescente da proeminência: Grande-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Eis o texto do alvará e da fundamentação para a concessão do título de “Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique” a António Jorge Costa, cujo despacho foi assinado por Marcelo Rebelo de Sousa.
Imposição de ordens honoríficas por ocasião do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 2018
“Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, faz saber que nos termos da respetiva Lei e por alvarás datados de 10 de junho de 2018, confere a seguinte condecoração:
António Jorge Xavier da Costa – Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique
Fundamentação da proposta
O Dr. António Jorge Costa é uma personalidade de grande importância no panorama empresarial moçambicano com estreitas ligações à elite empresarial e política do país. Para além de Administrador do Grupo Visabeira, é Presidente da Comissão Executiva da Visabeira Moçambique e Administrador Delegado da Transcom, é Vice-Presidente da Assembleia Geral da Câmara de Comércio Moçambique Portugal e muito tem feito para a construção de pontes entre os nossos dois países. O Dr. António Jorge Costa tem também sido um verdadeiro promotor das parcerias público privadas entre Portugal e Moçambique.
Para além do seu extenso percurso empresarial em diversas áreas com passagens também por Portugal como Administrador Executivo da AICEP Capital Global, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Logística e Administrador da PGS na Zona Industrial e Logística de Sines, o Dr. António Jorge Costa foi quadro superior da Administração pública de Moçambique.
O Dr. António Jorge Costa teve um percurso profissional notável em Portugal e em Moçambique e a dualidade que o caracteriza representa a intensidade do relacionamento entre as duas nações, trata-se de um cidadão português e moçambicano de um valor excecional que se distingue e inspira os demais.
Na qualidade de Administrador do Grupo Visabeira, o Dr. António Jorge Costa tem dado um apoio fundamental para a concretização de diversas iniciativas portuguesas de natureza económica, de cooperação e cultural. Bem assim tem dado um importante contributo para o aprofundamento do diálogo intercultural entre os nossos países, promovendo artistas moçambicanos em Portugal e portugueses em Moçambique”.