A um ano de assinalar dois séculos de vida, a Vista Alegre viveu, entre 30 de junho e 3 de julho, as tradicionais festividades em Honra de Nossa Senhora da Penha de França que é venerada na sua capela no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, como padroeira da fábrica de porcelana.
Naqueles quatro dias, o concelho de Ílhavo esteve engalanado com a Festa da Vista Alegre, um dos momentos altos anuais de celebrações no município, que juntou milhares de pessoas no terreiro da fábrica, o espaço industrial mais icónico do país e da Europa.
Da vasta programação recreativa e cultural o destaque vai para o grupo Ala dos Namorados que no dia 1 de julho juntou alguns milhares de fãs, que não regatearam aplausos à banda de João Gil e de Nuno Guerreiro.
Durante os dias de festa a vertente religiosa foi um dos momentos altos com a recitação do terço, a missa e a procissão em honra de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira de centenária fábrica de porcelana.
Peças de teatro, atividades recreativas para toda a família, visitas à Capela da Vista Alegre, classificada como Monumento Nacional e ao Museu Vista Alegre, marcaram os dias de festa. Mas, também o desporto pontificou com o desafio de futebol entre as equipas de veteranos do Sporting Clube da Vista Alegre e do Clube Desportivo de Tondela, tendo a equipa da casa ganho por 3-2.
Colaboradores homenageados
Um dos momentos de grande destaque durante as festas foi a homenagem prestada a colaboradores com 25 e 40 anos de ligação às unidades do Grupo Vista Alegre: Porcelana (Ílhavo), Cristal e Vidro (Alcobaça) e Grés (Aveiro). Um cerimonial que também é realizado por ocasião da data de aniversário da empresa, algo muito enraizado na cultura da centenária marca portuguesa.
Durante o almoço, que decorreu no restaurante do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, do vogal do executivo da Junta de Freguesia de Ílhavo, Paulo Magano, e de administradores e diretores da empresa, foram distinguidos 14 funcionários com 40 anos de serviço e 71 com 25 anos dedicados à Vista Alegre, muitos dos quais acompanhados por familiares também convidados para o momento festivo.