A Câmara Municipal de Ílhavo homenageou Duarte José Fradinho, colaborador do Museu Vista Alegre, com a atribuição da Medalha de Mérito Cultural do concelho, no grau acobreada.
Este galardão, segundo a proposta assinada pelo autarca João Campolargo, e ao abrigo do estipulado no regulamento de atribuições honoríficas, é concedido a Duarte Fradinho “pelo seu esforço e dedicação na valorização e promoção do lugar histórico da Vista Alegre no Município de Ílhavo”.
A condecoração decorreu no passado dia 10 de abril, data em que a autarquia ilhavense promoveu uma cerimónia de entrega das distinções honoríficas municipais.
Duarte José Almeida Fradinho, ou Duarte Zé, nome pelo qual é conhecido em Ílhavo, nasceu e foi criado no Lugar da Vista Alegre, naquele concelho, fazendo parte de “uma longa linhagem de operários da fábrica, que se estende ao seu bisavô”, pode ler-se no documento que sustenta a distinção.
O colaborador começou a trabalhar na fábrica de porcelana a 11 de junho de 1980, onde foi filador até 11 de junho de 2012, tendo nessa data sido convidado para integrar o quadro do Museu Vista Alegre, onde ainda exerce funções nos serviços administrativos e como guia de visitas, sendo um profundo conhecedor de toda a história da empresa e do icónico Lugar da Vista Alegre.
Segundo a autarquia, “o Duarte é o maior entendido na história pública e privada da Vista Alegre, sendo considerado um dos seus maiores conhecedores e também um investigador, partilhando esses conhecimentos de forma simples, entusiasta e cativante”.
No seu currículo, consta a presidência do Grupo de Teatro Ribalta, cargo que exerceu durante algumas décadas, tendo igualmente o seu nome ligado à organização da festa anual em Honra de Nossa Senhora da Penha de França, a popularmente conhecida como Festa da Vista Alegre.
Segundo o presidente da autarquia ilhavense, “apesar deste currículo ímpar, sendo considerado um legado da história da Vista Alegre, o Duarte Zé mantém a sua simplicidade, sendo sempre, em qualquer circunstância, igual a si próprio”.