A Vista Alegre esteve em destaque na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, que dedicou a edição de 2018 a Portugal, o país convidado de honra.
Considerado como o encontro editorial ibero-americano mais importante, o certame é, ao mesmo tempo, um festival de cultura único, já que sendo uma feira para profissionais, o público também tem lugar e onde se encontram autores de todos os continentes e línguas.
No pavilhão de Portugal estiveram expostas peças da Vista Alegre alusivas a autores e artistas nacionais, com destaque para “Ravello” de Manuel Cargaleiro; a obra “Jardim” de Almada Negreiros; a escultura Pássaro Azul que integra a coleção “Pássaros”; o “Puro Lusitano” e o “Garanhão Ibérico” que protagonizam a nova coleção de pratos decorativos “Caballus” e, ainda, a coleção infantil “Era uma Vez um Cão”, inspirada no livro homónimo, da autoria da escritora Adélia Carvalho e com ilustrações de João Vaz de Carvalho.
Outro dos pontos altos da presença da Vista Alegre foi a demonstração de pintura ao vivo. Armando Grave, pintor da Manufatura da Vista Alegre, pintou diversas peças de porcelana para gáudio de todos quantos visitaram a maior feira do livro da América hispânica e a segunda mais importante do setor a nível mundial.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, esteve na abertura oficial do certame, tendo o primeiro-ministro António Costa participado na sessão de encerramento, na qual Portugal passou o testemunho à Índia, país convidado da edição de 2019.